Ofensa e reconciliação - 21Vocês ouviram o que foi dito aos antigos: ‘Não mate! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22 Eu, porém, lhes digo: todo aquele que fica com raiva do seu irmão, se torna réu perante o tribunal. Quem diz ao seu irmão: ‘imbecil’, se torna réu perante o Sinédrio; quem chama o irmão de ‘idiota’, merece o fogo do inferno. 23 Portanto, se você for até o altar para levar a sua oferta, e aí se lembrar de que o seu irmão tem alguma coisa contra você, 24 deixe a oferta aí diante do altar, e vá primeiro fazer as pazes com seu irmão; depois, volte para apresentar a oferta. 25 Se alguém fez alguma acusação contra você, procure logo entrar em acordo com ele, enquanto estão a caminho do tribunal; senão o acusador entregará você ao juiz, o juiz o entregará ao guarda, e você irá para a prisão. 26 Eu garanto: daí você não sairá, enquanto não pagar até o último centavo.
![]() |
Reconciliação (Foto: Reprodução) |
Jesus chama a nos se reconciliar com nossos irmãos. Até a mais simples ofensa, é necessário uma reconciliação.
O que é ofensa?
Ofensa é uma forma de violência verbal em que, geralmente, o agressor se utiliza de palavras - verdadeiras, com exageros ou não - com o propósito de humilhar de alguma forma ou atingir um ponto fraco da vítima.
O que é reconciliação?
Restabelecimento das boas relações com quem se estava brigado.
Ou seja, nós como discípulos de Cristo, precisamos manter sempre a fraternidade com nossos irmãos. É muito comum chamarmos alguém de idiota ou imbecil. Muitos acham que essas palavras não são uma ofensa, por mais que tenha pessoas que não se sentem ofendidas externamente, tem pessoas que se sentem ofendidas internamente. Mas a questão é que Jesus que a paz entre nós, que essas e tantas outras ofensas, não sejam mais hábito entre nós. Por isso, quando ofendermos alguém, como discípulos de Jesus, é necessário uma reconciliação imediata, para assim vivermos em fraternidade com o próximo.
Temos que fazer o hoje, porque o amanhã pode ser tarde.
Não deixe para fazer as bondades quando chegar no céu, porque será tarde demais, temos que fazer as boas obras aqui na terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário