Jesus desmascara os hipócritas - 37 Enquanto Jesus falava, um fariseu o convidou para jantar em casa. Jesus entrou, e se pôs à mesa. 38 O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tinha lavado as mãos antes da refeição. 39 O Senhor disse ao fariseu: Vocês, fariseus, limpam o copo e o prato por fora, mas o interior de vocês está cheio de roubo e maldade. 40 Gente sem juízo! Aquele que fez o exterior, não fez também o interior? 41 Antes, deem em esmola o que vocês possuem, e tudo ficará puro para vocês.
![]() |
(Foto: Reprodução) |
ESTUDO DA PALAVRA:
Irmãos, ninguém se torna puro com suas obras, mas sim com as obras de Deus. Por isto, Jesus fala da esmola (v. 41) para os fariseus e também para nós. Desapegai-vos de nós mesmos, e apegai-vos nas obras e caridades divinas, pois ninguém se torna puro com sua autossuficiência. Diante disso, carecemos de pedir um coração puro para Deus e, pedir também, que Ele fulmine esse coração autossuficiente que temos.
Infelizmente, na maioria das vezes, temos os mesmos comportamentos que os fariseus. As vezes, pelo exterior, é notável ser cumpridor das leis, mas não, o exterior mostra a pele de ovelha e o interior percebe-se pelo comportamento de lobo feroz. Assim são os fariseus, "aquele que fez o exterior, não fez também o interior? (v. 40)
Os fariseus escondem suas mazelas no interior. Irmãos, não conseguimos ser puros com repugnância com o próximo, assim, só estaremos sendo hipócritas como os fariseus. Jesus nos ensina, "antes, deem em esmola o que vocês possuem e tudo ficará puro para vocês" (v. 41). Precisamos nos revestir do homem novo, aliás, nos revestimos no batismo, agora, precisamos ativar o homem novo. O homem novo é aquele que vive segundo a vontade do Pai. Como queres se tornar puro, se ainda não renunciou as diversões mundanas? Revistam-se com a modéstia, a caridade, o amor, e assim, serás puro. Claro, quem consegue essas virtudes sozinho? Primeiro, suplicamos ao Pai, pois vivemos as desvirtudes humanas, e arduamente conseguiremos as virtudes divinas sem a oração e penitência.
"Cristo nos libertou, mas podemos nos tornar escravos outra vez. Precisamos permanecer vigilantes, a fim de mantermos a liberdade e nela crescer"
Não sejamos insensatos novamente! Porque Cristo nos salvou, mas ainda podemos perder a salvação se continuarmos com as hipocrisias dos fariseus.
Portanto, cuidemos e purifiquemos o nosso interior de todos os roubos e maldades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário