![]() |
Ilustração/Santo Agostinho (Foto: Reprodução) |
Santo Agostinho era ardoroso pelos estudos e se aprofundou, principalmente em arte retórica. Até que então conheceu Santo Ambrósio, ficou impactado e começou a ler a Sagrada Escritura.
Posteriormente, foi batizado no ano de 387, pelo Santo Ambrósio. Sua mãe faleceu nesse mesmo ano, e antes de morrer, ela mesmo disse ao filho, já convertido e cristão: “Uma única coisa me fazia desejar viver ainda um pouco, ver-te cristão antes de morrer”. Depois de perder sua mãe, voltou para a África, onde fundou uma comunidade cristã ocupada na oração, estudo da Palavra e caridade. Isso até ser ordenado sacerdote e bispo de Hipona, santo, sábio, apologista e fecundo filósofo e teólogo da graça e da verdade. Combateu as heresias contra Igreja Católica e escreveu muitos livros, sendo o mais célebre sua autobiografia intitulada “Confissões”.
Santo Agostinho faleceu em Hipona, África, no dia 28 de agosto de 430. Santo Agostinho foi canonizado por aclamação popular, e reconhecido como Doutor da Igreja, em 1292, pelo Papa Bonifácio VIII.
A Igreja Católica celebra a memória de Santo Agostinho de Hipona, no dia 28 de agosto.
Algumas célebres frases de Santo Agostinho:
"Há diversos caminhos que conduzem ao conhecimento da verdade, o primeiro é a humildade; humildade é o segundo e o terceiro é ainda a humildade." (Santo Agostinho)
"Quando for rezar, comece perdoando!." (Santo Agostinho)
"As orações de Maria junto a Deus têm mais poder junto à majestade divina que as preces de intercessão de todos os anjos e santos da terra e do céu." (Santo Agostinho)
"A fé e a razão caminham juntas, mas a fé vai mais longe." (Santo Agostinho)
"A Igreja é Santa, a Única Igreja, a Verdadeira Igreja, a Igreja Católica, lutando sempre contra todas as heresias. Ela pode lutar, mas não pode ser derrotada. Todas as heresias são expulsas por ela, como os galhos pendentes são arrancados de uma vinha. Ela permanece presa à sua raiz, em sua vinha, em seu amor. As portas do inferno não prevalecerão contra ela." (Santo Agostinho)
"Vós, pobres, que vos falta, se tendes Deus? Vós, ricos, que tendes, se vos falta Deus?." (Santo Agostinho)
"O Espírito Santo nos foi enviado, não para informar sobre a órbita do Sol, da Lua e das estrelas, mas para que possamos ser discípulos de Jesus." (Santo Agostinho)
Santo Agostinho, rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário