Rico também pode salvar-se - Naquele tempo, 1Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. 2Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. 3Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. 4Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. 5Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. 6Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. 7Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” 8Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. 9Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.
![]() |
Zaqueu, Jesus e a multidão (Foto: Reprodução) |
ESTUDO DA PALAVRA:
Zaqueu é um exemplo para aqueles que buscam a conversão, sobretudo, os ricos. Zaqueu se arrepende de todas as vezes que roubou o povo (v.8), pois naquela época era comum o roubo por meio de impostos. Além disso, os cobradores de impostos eram desprezados e marginalizados. Indubitavelmente, Zaqueu estava cansado daquela vida de roubalheira, daquela vida totalmente contrária a lei da justiça. Quando Zaqueu soube que Jesus estava passando por ali, o chefe dos cobradores de impostos observou que tinha uma multidão com Jesus, e Zaqueu era muito baixo. No entanto, o genuíno arrependimento e o anseio de ver Jesus fez com que Zaqueu tomasse uma atitude corajosa a ponto de, um homem baixo, subir em uma figueira.
Quando estamos, de fato, arrependidos dos nossos pecados, somos capazes de buscar, de diversas formas, o perdão de Deus. O arrependimento faz com que sejamos prestativos com o próximo. Zaqueu se arrependeu de suas iniquidades e disse que daria a metade de seus bens aos pobres (v.8). A penitência faz com que deixemos os instintos egoístas e busquemos a vida segundo o Espírito (cf. Gl 5). Deus veio salvar o que estava perdido, por exemplo, Zaqueu. Jesus Cristo quer que todos conheçam a verdade e busquem o arrependimento. Jesus mesmo disse "Eu não vim para chamar os justos, e sim pecadores para o arrependimento" (Lc 5, 32). Seja quem for, prostituta, ladrão... Se estiver arrependido de seus pecados, Jesus o acolhe com misericórdia e compaixão, e assim como a salvação entrou na casa de Zaqueu, entrará também na sua. Jesus é justiça e misericórdia, aquele que não se arrepende dos seus pecados, se justificará com a justiça divina, porém, aquele que se arrepende de seus pecados, será inundado com a misericórdia e o amor de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário