quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Nossa Senhora do Rosário

Hoje, 07 de outubro, a Igreja celebra a memória de Nossa Senhora do Rosário.

Nossa Senhora do Rosário (Foto: Reprodução)

A Santa Igreja recebeu o Rosário em sua forma atual em 1214 de uma forma milagrosa: quando a Virgem Maria apareceu a Santo Domingos de Gusmão (fundador da ordem dominicana) e o entregou como uma arma poderosa para a conversão dos hereges e outros pecadores daquele tempo. 

Entre esses hereges estavam os albigenses que, com hostilidade e violência, demonstravam profundo ódio contra a Igreja. Blasfemando contra os dogmas da maternidade divina e a perpétua virgindade de Maria, os hereges albigenses, por vários meios de corrupção, procuravam extirpar inteiramente dos corações a fé cristã e a observância da lei divina.

Diante desse panorama, São Domingos percebeu que os albigenses eram “homens ímpios e perversos” (2 Ts 3,2), pois não há maior obstáculo à vida eterna do que o repúdio às verdades da fé cristã. Sem medir esforços, insistentemente, e com maior frequência, São Domingos elevou suas orações à Virgem Maria, suplicando sua poderosa intercessão junto a Deus. Alguns dias depois, quando estava rezando em dura penitência, Nossa Senhora apareceu-lhe e lhe pediu que rezasse e ensinasse a rezar o Saltério Angélico (Santo Rosário), a fim de que se produzissem novos e suaves frutos de piedade e de santidade entre os batizados.

Santo Domingos de Gusmão passou a pregar, cada vez mais, a solidez da doutrina cristã, e com grande confiança estimulou entre os fiéis a prática da oração do Rosário como um valiosíssimo instrumento no combate contra os inimigos da fé, testemunhando assim que Maria é, para todos nós, consolação, força e ajuda nos momentos de dificuldades e perseguições

-


O Rosário não está descentrando Jesus Cristo?

Inúmeros "cristãos" acham que o Rosário é apenas uma devoção mariana, e que devemos está centrado em Cristo. No entanto, se olharmos com atenção, o Rosário é cristocêntrico, isto é, o Rosário está centrado em Jesus Cristo, visto que em cada contemplação dos mistérios — gozozos, dolorosos, gloriosos e luminosos  — representa a vida de Jesus.

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco.
 Entrando, o anjo disse-lhe: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”. (Lc 1, 28)
Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
"Isabel ficou plena do Espírito Santo e exclamou em alta voz: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre" (Lc 1, 39)
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém

Enquanto se reza, o Rosário nos leva à meditar sobre os mistérios da vinda do Filho de Deus entre nós, isto é: anunciação, nascimento, vida, paixão e morte e ressurreição de Jesus Cristo.

-

O Rosário é o meio de salvação dos mais poderosos e eficazes que nos é oferecido pela Divina Providência contra Satanás e seus sequazes, que procuram perder as almas.

Além disso, inúmeros santos falam da importância do Rosário:

“Todas as minhas obras e trabalhos têm como base duas coisas: A Missa e o Rosário”. (Dom Bosco)
“Minha oração preferida é o Rosário” (Papa São João Paulo II)
“Um cristão sem Rosário é um soldado sem armas”. (São Miguel Febres Cordero)
“Com esta arma, afastei muitas almas do diabo”. (São João Maria Vianney)
“Pelo Rosário, podemos tudo alcançar. Segundo uma bela comparação, é uma longa cadeia que liga o céu e a terra: uma das extremidades está entre as nossas mãos e a outra nas da Santíssima Virgem. Enquanto o Rosário for rezado, Deus não poderá abandonar o mundo, pois essa oração é poderosa em -seu coração”. (Santa Teresinha do Menino Jesus)

-

“A Santíssima Virgem revelou ao Bem-aventurado Alain de la Roche que, depois do Santo Sacrifício da Missa, que é o primeiro e mais vivo memorial da Paixão de Jesus Cristo, não havia devoção mais excelente e meritória que o Rosário, que é como que um segundo memorial e representação da vida e da Paixão de Jesus Cristo”.

A Virgem Maria disse ao Beato Alain de la Roche: “Grande quantidade de indulgências foram concedidas ao meu Rosário, mas fica sabendo que Eu acrescentarei ainda muitas mais, aos que rezarem o terço em estado de graça, de joelhos e devotamente. E a quem nas mesmas condições perseverar nessa devoção, Eu lhe obterei no fim da vida, como recompensa por esse bom serviço, a plena remissão da pena e da culpa de todos os seus pecados

Aparição de Nossa Senhora, em Fátima, a Irmã Lúcia conta que: 
“Ela disse a mim e aos meus primos — Francisco e Jacinta — que Deus está oferecendo os dois últimos remédios para o mundo. Estes são o Santo Rosário e a devoção ao Coração Imaculado de Maria. Estes dois são os últimos dois remédios, o que significa que não haverá outro”. (Irmã Lúcia dos Santos)

O Rosário vem do latim Rosarium que quer dizer: COROA DE ROSAS. Todas as vezes que dizemos uma Ave-Maria é como se déssemos a Nossa Senhora uma linda rosa; com cada Rosário completo Lhe damos uma coroa de rosas. Assim como nossa Mãe corredentora que É, intercede á Deus pela nossa Salvação.

É relevante lembrar que a Virgem Maria não é deusa, nem salvadora, o único Deus e Salvador é Jesus Cristo. A Virgem Santíssima é Aquela que consegue a graça do arrependimento, ela é a ponte que nos leva até Jesus Cristo.

Portanto, rezem o Rosário diariamente, de preferência, em família. o Rosário é um alimento espiritual que, através de cada meditação dos mistérios, produz frutos. Ademais, o Rosário é uma arma poderosíssima contra satanás e, além disso, diversos padres exorcistas falam que satanás odeia cada Ave Maria.

“Se quiserdes que a paz reine em vossas famílias e em vossa Pátria, rezai todos os dias, em família, o Santo Rosário”. (São Pio X)

Nenhum comentário:

Postar um comentário