Carlo Acutis nasceu em 3 de maio de 1991 em Londres. Foi batizado no dia 18 de maio, e, em setembro, seus pais mudaram-se para Milão. Embora seus pais não frequentassem a Igreja, Carlo, desde pequeno, manifestou um interesse muito grande por Deus. E, por causa disso, seus pais, pouco a pouco, recuperaram a fé. Com apenas sete anos de idade recebeu a Primeira Comunhão, graças a autorização especial que ele mesmo tinha pedido ao bispo.
![]() |
Carlo Acutis (Foto: Reprodução) |
Amava brincar com a natureza e com os animais. Também curtia jogar futebol com os amigos e jogar PlayStation. Carlo era apaixonado por informática e tinha um conhecimento impressionante para a sua idade. Mas diante de todos esses lazeres, sua paixão maior era Jesus Cristo presente na Eucaristia. Carlo, também, participava da missa todos os dias e fazia adoração ao Santíssimo Sacramento antes ou depois da Missa. "A Eucaristia é a minha via expressa para o Céu", costumava dizer.
Se confessava com frequência, e falava que "assim como para o balão, ele precisa descarregar peso, também a alma, para subir ao Céu precisa livrar-se dos pequenos pesos, que são os pecados veniais"
"Nós temos mais sorte do que os discípulos que conviveram com o próprio Jesus há dois mil anos: para nos encontrarmos com Ele, é só entrar na Igreja"
"A tristeza é um olhar voltado para si. A felicidade é um olhar voltado para Deus"
Apesar de Carlo pertencer a uma família abastarda, ele vivia de um jeito muito simples. Com suas primeiras economias, comprou um saco de dormir para um mendigo que ele sempre via em seu caminho para a Igreja. Ele costumava servir o jantar para os moradores de rua, ás vezes abrindo mão de seu próprio jantar. Decidiu utilizar dos seus conhecimentos em informática para evangelizar e, depois de três anos viajando e colhendo informações, idealizou e desenvolveu uma exposição sobre os milagres eucarísticos. Criou um site com a finalidade de falar sobre as vidas dos santos e os milagres eucarísticos. Carlo é considerado por devotos "Padroeiro da Internet".
"Todos nascemos originais, mas muitos morrem como fotocópias"
Em outubro de 2006, foi diagnosticado com uma leucemia fulminante. Carlo Acutis disse ao seus pais no leito da morte "ofereço ao Senhor todo o sofrimento que terei de passar pelo Papa e pela Igreja, para que eu não passe pelo Purgatório, mas vá direto para o Céu". O Venerável Carlo Acutis faleceu poucos dias após ser diagnosticado no dia 12 de outubro de 2006, com apenas quinze anos de idade. Carlo profetizou sua morte dois meses antes de morrer em um vídeo dizendo: Sono destinato a morire / "Estou destinado a morrer".
No dia de seu funeral, a Igreja e o cemitério estavam lotado de gente, entre ele muitos moradores de rua, a qual ele ajudava sem os seus pais saberem. O seu lugar favorito no mundo era Assis, e havia manifestado seu anseio de lá ser sepultado, sendo o seu pedido atendido por sua família. Em 12 de outubro de 2012 foi aberta a causa para sua beatificação e canonização. O Papa Francisco o declarou Venerável em 5 de julho de 2018, colocando-o como exemplo para os jovens em sua Exortação Apostólica Christus Vivit.
Em 21 de fevereiro de 2020, o Papa Francisco aprovou um milagre atribuído à sua intercessão: uma criança com anomalias congênitas foi curada, no Brasil. Sua beatificação será realizada em 10/10/20.
Leia também: Milagre de Carlo Acutis
Carlo Acutis, rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário