segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Mateus 5: 27-32

Adultério e fidelidade -  27 "Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não cometa adultério’. 28 Eu, porém, lhes digo: todo aquele que olha para uma mulher e deseja possuí-la, já cometeu adultério com ela no coração. 29 Se o olho direito leva você a pecar, arranque-o e jogue-o fora! É melhor perder um membro, do que o seu corpo todo ser jogado no inferno. 30 Se a mão direita leva você a pecar, corte-a e jogue-a fora! É melhor perder um membro do que o seu corpo todo ir para o inferno. 31 Também foi dito: ‘Quem se divorciar de sua mulher, lhe dê uma certidão de divórcio’. 32 Eu, porém, lhes digo: todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada, comete adultério."

Adultério (Foto: Reprodução)


Adultério

O que a Igreja Católica diz sobre o adultério?

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, o adultério é uma injustiça. Quem comete falta com seus compromissos. Fere o sinal da Aliança que é o vínculo matrimonial, lesa o direito do outro cônjuge e prejudica a instituição do casamento, violando o contrato que o fundamenta. Compromete o bem da geração humana e dos filhos, que têm necessidade estável dos pais.

"Se o marido, depois de se separar de sua mulher, se aproximar de outra, se torna adúltero, porque faz essa mulher cometer; e a mulher que habita com ele é adúltera, porque atraiu a si o marido de outra."

O adultério também é um pecado mortal.

"O pecado mortal destrói a caridade no coração do  homem por uma infração grave da lei de Deus; desvia o homem de Deus, que é seu último e sua bem-aventurança, preferindo um bem inferior."
                                       
Ou seja, quando cometemos um pecado mortal se afastamos totalmente de Deus, e consequentemente, acabamos nos tornando escravos do pecado. Por isso, é importante que façamos uma reconciliação com Deus imediatamente, porque se não, o inimigo irá se aproveitar da sua fraqueza, fará com que você se desvie mais e mais do caminho de Deus.

Quem comete o adultério, está desobedecendo o sexto mandamento de Deus. Por isso, cometer adultério é um pecado grave. Temos que ser submissos aos mandamentos que Deus deixou para nós, para que assim sejamos dignos de herdar o Reino do Céu. 

Fidelidade

"Se o olho direito leva você a pecar, arranque-o e jogue fora!". De fato, Jesus usa essa metáfora para que não tenhamos olhos adúltero.

A fidelidade no matrimônio é relevante, pois o casamento é também dom de Deus. "Mas cada um recebe de Deus o seu dom particular; um tem este dom, e outro tem aquele" (1 Coríntios 7: 7). 

Todo casamento passa por diversos problemas, alguns até mais sérios.

O desentendimento acaba na maioria das vezes levando à agressões físicas.
O divórcio acaba na maioria das vezes levando ao adultério. "Eu, porém, lhes digo: todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada, comete adultério"

Por isso Jesus chama a todo cônjuge à ter fidelidade no matrimônio.


Um comentário: