segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Lucas 10, 25-37

O amor é prática concreta25 Um especialista em leis se levantou, e, para tentar Jesus perguntou: Mestre, o que devo fazer para receber em herança a vida eterna? 26 Jesus lhe disse: O que é que está escrito na Lei? Como você lê? 27 Ele então respondeu: Ame o Senhor, seu Deus, com todo o seu coração, com toda a sua alma, com toda a sua força e com toda a sua mente; e ao seu próximo como a si mesmo. 28 Jesus lhe disse: Você respondeu certo. Faça isso, e viverá! 29 Mas o especialista em leis, querendo se justificar, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? 30 Jesus respondeu: Um homem ia descendo de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos de assaltantes, que lhe arrancaram tudo, e o espancaram. Depois foram embora, e o deixaram quase morto. 31 Por acaso um sacerdote estava descendo por aquele caminho; quando viu o homem, passou adiante, pelo outro lado. 32 O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu, e passou adiante, pelo outro lado. 33 Mas um samaritano, que estava viajando, chegou perto dele, viu, e teve compaixão. 34 Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal, e o levou a uma pensão, onde cuidou dele. 35 No dia seguinte, pegou duas moedas de prata, e as entregou ao dono da pensão, recomendando: ‘Tome conta dele. Quando eu voltar, vou pagar o que ele tiver gasto a mais’. E Jesus perguntou: 36 Na sua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes? 37 O especialista em leis respondeu: Aquele que praticou misericórdia para com ele. Então Jesus lhe disse: Vá, e faça a mesma coisa.

Bom samaritano (Foto: Reprodução)


ESTUDO DA PALAVRA:

Hoje é celebrado a memória de Santa Faustina, essa santa "Apóstola da Divina Misericórdia" que trouxe a Imagem da Divina Misericórdia, bem como Jesus Misericordioso. Tal imagem mostra o amor e misericórdia que Deus tem por cada um de nós. Ele vem atrás da tenebrosidade, com sua imensurável misericórdia, nos salvar das trevas. Mas uma pessoa que renega a Deus, e tira Jesus Misericordioso da sua vista, o seu caminho fica apenas a escuridão.

Leia também: Biografia de Santa Faustina Kowalska

Jesus vem nos mostrar a parábola do bom samaritano. O especialista em leis sabia das Leis mais relevantes "Ame o Senhor, seu Deus, com todo seu coração, com toda a sua alma, com toda a sua força e com  toda a sua mente; e ao seu próximo como a si mesmo". Jesus lhe disse: Você respondeu certo, faça isso e viverá! (v.27) Mas para tentar justificar Jesus, o especialista em leis perguntou:  "E quem é o meu próximo"? Jesus vem e nos conta essa parábola do bom samaritano. O levita e sacerdote ambos eram conhecedores da leis, mas não tiveram compaixão do homem que tinha sido assaltado e espancado, e quando o viram, desviaram de percurso. O bom samaritano, simples e humilde, mostrou amor para com ele. 

Esse é o exemplo irmãos, precisamos ter compaixão com o próximo. De fato, não sabemos o nosso próximo, é Deus quem coloca em nossa frente e temos que ajudar com muito amor. Ora, o samaritano nem conhecia o pobre homem que estava quase morto, não olhou para raça, religião, nação nem classe social, olhou com amor para com ele. Não podemos deixar tais  impasses impediram a nossa misericórdia com o irmão que dela necessita.

O apóstolo Paulo, em sua epístola aos Efésios, vem nos mostrar para sermos verdadeiros imitadores de Deus "Vivam no amor, assim como Cristo nos amou e se entregou a Deus por nós, como oferta e vítima, como perfume agradável" (Ef 5,2)

Portanto, irmãos, sejamos imitadores do amor e misericórdia de Jesus Cristo, assim como ele tem um grande amor por nós independentemente de como nós esteja, tenhamos, também, compaixão com o próximo, assim como essa parábola vem nos mostrar. Não seja apenas conhecedor da lei, não se aproxime do Senhor apenas com palavras, mas com atos concretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário