sábado, 5 de setembro de 2020

Lucas 6, 1-5

 Jesus liberta da lei - 1 Num dia de sábado, Jesus estava passando por uns campos de trigo. Os discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. 2 Então alguns fariseus disseram: Por que vocês estão fazendo o que não é permitido em dia de sábado? 3 Jesus respondeu: Então vocês não leram o que Davi e seus companheiros fizeram quando estavam sentindo fome? 4 Davi entrou na casa de Deus, pegou e comeu dos pães oferecidos a Deus, e ainda os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães. 5 E Jesus acrescentou: O Filho do Homem é senhor do sábado.

Jesus e os fariseus (Foto: Reprodução)

Primeiramente, os cristãos não são obrigados a guardar o sábado. Os cristãos devem seguir “a lei do Cristo”, e essa lei não inclui nenhuma ordem de guardar o sábado. 

E mais uma vez presenciamos os fariseus tentando Jesus.

Jesus relativiza a lei de guardar o sábado e Ele. Qual é mais relevante, a lei ou Jesus? Jesus a está acima de tudo, sobretudo da lei que está relacionando no Evangelho de hoje. Além disso, quando se trata de bens necessários, tais como comida para a própria sobrevivência do homem, tal lei não tem sentido. Não se pode vencer o mal com o mal, nem cumprir preceito por preceito deixando o amor e misericórdia de lado. O amor e misericórdia são  virtudes que devemos levar a  prática. A lei judaica, ao sábado eles não faziam nada, eles levavam a sério o preceito de guardar o sábado, os discípulos de Jesus estavam com fome, e mesmo assim eles implicaram com Jesus dizendo que não era permitido nada ao sábado. Jesus não veio para abolir a lei, mas veio para cumprir-la.

O Senhor é maior que o sábado.

O que é essencial para um judeu guardar o sábado? É descansar. O que é essencial para um cristão guardar o domingo? Descansar? Não, participar da Missa.

Ou seja, nós católicos devemos guardar o domingo, não para descansar, mas para participar do "banquete eucarístico", a comunhão com Deus e os irmãos. O domingo é o dia Senhor, pois foi o dia Jesus ressuscitou para os 12 apóstolos. 

Jesus ressuscitou dentre  os mortos "no primeiro dia da semana"(Mc 16, 2)

Ou seja, domingo é o primeiro dia da semana e segunda-feira é o segundo.

"Sem missa, não há domingo, há dia de cerveja, futebol, mas não é dia do Senhor." Dom Henrique Soares 

E por causa disso, das pessoas estarem deixando de ir a Missa para ir em bares, festas, o domingo está perdendo sua essência e está ficando cada vez mais banal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário