domingo, 27 de setembro de 2020

Colossenses 3, 5-17

 Vida nova em Cristo - 5 Façam morrer aquilo que em vocês pertence à terra: fornicação, impureza, paixão, desejos maus e a cobiça de possuir, que é uma idolatria. 6 Isso é o que atrai a ira de Deus sobre os rebeldes. 7 Outrora, também vocês eram assim, quando viviam entre eles. 8 Agora, porém, abandonem tudo isso: ira, raiva, maldade, maledicência e palavras obscenas, que saem da boca de vocês. 9 Não mintam uns aos outros. De fato, vocês foram despojados do homem velho e de suas ações, 10 e se revestiram do homem novo que, através do conhecimento, vai se renovando à imagem do seu Criador. 11 E aí já não há grego nem judeu, circunciso ou incircunciso, estrangeiro ou bárbaro, escravo ou livre, mas apenas Cristo, que é tudo em todos.

12 Como escolhidos de Deus, santos e amados, vistam-se de sentimentos de compaixão, bondade, humildade, mansidão, paciência. 13 Suportem-se uns aos outros e se perdoem mutuamente, sempre que tiverem queixa contra alguém. Cada um perdoe o outro, do mesmo modo que o Senhor perdoou vocês. 14 E acima de tudo, vistam-se com o amor, que é o laço da perfeição. 15 Que a paz de Cristo reine no coração de vocês. Para essa paz vocês foram chamados, como membros de um mesmo corpo. Sejam também agradecidos. 16 Que a palavra de Cristo permaneça em vocês com toda a sua riqueza, de modo que possam instruir-se e aconselhar-se mutuamente com toda a sabedoria. Inspirados pela graça, cantem a Deus, de todo o coração, salmos, hinos e cânticos espirituais. 17 E tudo o que vocês fizerem através de palavras ou ações, o façam em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus Pai por meio dele.



ESTUDO DA PALAVRA:

O apóstolo Paulo convida a todos a despojarem de toda a raiz do pecado, tais como: impureza, paixão, desejos maus, idolatria entre outros institutos egoístas. E nos chama a viver segundo o Espírito, pois suas virtudes dão bons frutos.

São Paulo deixa claro na sua epístola aos Romanos: nós merecíamos a ira de Deus pelos nossos pecados, mas  Deus, na sua imensurável bondade e misericórdia, enviou seu Filho Unigênito, para nos salvar dos nossos pecados, e acrescento: prova de amor maior que essa não há. Jesus se fez carne, se fez Homem e escolheu os Doze  para segui-Lo, e disse aos apóstolos na ressureição: "difundam o Evangelho e batizem todos" (Mt 28, 19)

De fato, quando somos batizados, o pecado original e os pecados pessoais são perdoados (CIC 1263). Além disso, após o batismo, se despojamos do "homem velho" e revestirmos do 'homem novo". Desde do batismo, somos todos chamados a despojar da concupiscência carnal. Por isso, São Paulo, ressalta  que não podemos mais pecar, pois, após o batismo, somos chamados a viver o "homem novo", isto é, viver a santidade. Ou seja, viver a bondade, humildade, mansidão, paciência, amor, misericórdia... De fato, todas essas virtudes o Pai prática convosco, e nós também somos chamados à praticar com Ele e com nossos irmãos. 

Ora, se a sociedade é hipócrita, caluniosa, você não pode fazer parte dessa sociedade não democrática. Não é nem questão de ser distinto, é questão de viver segundo o doutrinamento do Cristo, ser genuíno. Essa é a vida nova em Cristo.

O Pai fica feliz, de ver o "filho obediente"  resgatando a vida do "filho desobediente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário