O purgatório
É um lugar de sofrimento? É igual o sofrimento no inferno?
![]() |
Purgatório - Ilustração (Foto: Reprodução) |
Segundo o Catecismo da Igreja Católica, os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida sua salvação eterna, passam, após sua morte, por uma purificação, a fim de obter a santidade necessária para entrar na alegria no céu.
Ou seja, o purgatório não é como o inferno onde há somente dor, tristeza, ranger de dentes... O purgatório é um lugar onde você irá passar por uma purificação da alma, é um lugar de esperança, onde tem somente uma porta que é o céu. Sim, há sofrimento no purgatório, mas é completamente diferente do sofrimento do inferno. O sofrimento no purgatório é a saciação da fonte da água purificadora que é Jesus Cristo, é a sede de estar com Deus, de estar perto, a saudade de Deus.
O fogo que muitos falam que tem no purgatório, é o fogo purificador.
Inclusive, tem vários santos que visitaram o purgatório.
Por exemplo, Santa Faustina Kowalska:
![]() |
Santa Faustina Kowalska |
Uma noite, “vi o Anjo da Guarda que me mandou acompanhá-lo. Imediatamente encontrei-me em um lugar enevoado, cheio de fogo, e, dentro deste, uma multidão de almas sofredoras. Essas almas rezavam com muito fervor, mas sem resultado para si mesmas; apenas nós podemos ajudá-las”, assinalou Santa Faustina.
“E perguntei a essas almas qual era o seu maior sofrimento. Responderam-me, unânimes, que o maior sofrimento delas era a saudade de Deus. Vi Nossa Senhora que visitava as almas no Purgatório. As almas chamam a Maria ‘Estrela do Mar’. Queria conversar mais com elas, mas meu Anjo da Guarda fez-me sinal para sair. Saímos pela porta dessa prisão de sofrimento. [Ouvi então uma voz interior] que me dizia: ‘A Minha misericórdia não deseja isto, mas a justiça exige’”.
Conclusão:
Temos que rezar sempre pelas almas do purgatório.
Que nós possamos passar pela porta da misericórdia de Deus, mas para isso, precisamos não só buscar santidade, mas viver ela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário