sábado, 26 de setembro de 2020

Lucas 9, 43b-45

Naquele tempo, 43 Todos ficaram admirados com a grandeza de Deus. O povo estava admirado com tudo o que Jesus fazia. Então Jesus disse aos discípulos: 44 Prestem atenção ao que eu vou dizer: o Filho do Homem vai ser entregue na mão dos homens. 45 Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia. Isso estava escondido a eles, para que não entendessem. E tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.

Jesus e os discípulos (Foto: Reprodução)


ESTUDO DA PALAVRA:

Primeiramente, queria começar esse estudo, EXPLICANDO a primeira leitura da liturgia da Palavra, que se encontra no livro do Eclesiastes 11, 9-10 | 12, 1-8

Jovens, regozijam-se na tua mocidade. Entregue sua vida nos braços paternos de Deus, e a melancolia, repugnância e os olhos obscenos e indesejáveis irão dissipar. Juventude, tenham cuidado com o mundanismo. São Paulo em sua epístola aos Colossenses diz com clareza: "estejam enraizados no nosso Senhor Jesus Cristo". Vivam enquanto é tempo, mas lembre-se, vivam segundo os doutrinamentos do Criador, visto que a vida é fugaz.

 Jovens, sejam fiéis ao Senhor. O nome d'Ele é amor. O nome d'Ele é fidelidade. O jovem que é fiel ao Senhor, não perece.

E no Evangelho de hoje presenciamos a falta de fé, a incompreensão e o medo dos discípulos. No Evangelho de ontem (Lc 9, 18-22), vemos notoriamente a professa de fé do apóstolo Pedro ao dizer que Jesus é o "Messias de Deus". Entretanto, o Evangelho de hoje enfatiza a incompreensão dos discípulos para com Jesus. O Filho do Homem iria ser entregue nas mãos dos homens, todavia, os discípulos escondiam a incompreensão, e entre eles, provavelmente estava "tudo ok", mas não estava, o medo impediu que eles perguntassem a Jesus o que realmente Ele queria dizer.

E assim somos todos nós, o medo, a insegurança, não pode nos dominar, seja insistente, não tenha receio, se não entendeu, pergunte. A falta de fé gera o medo, Deus é Onisciente, isto é, mesmo que Deus saiba todas as nossas iniquidades, Ele quer ouvir de você, do seus lábios. Irmãos e irmãs, não deixe que o medo faça ruptura no caminho ao Senhor.

Mas Deus é maravilhoso, mandou o Espírito Santo sobre os seus apóstolos, e eles compreenderam autenticamente. O Espírito Santo habita em nós também, todo ato virtuoso, é o fruto do Espírito Santo. 

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo e sua Mãe Virgem Maria. Para sempre sejam louvados!


Nenhum comentário:

Postar um comentário