Quem é o maior na comunidade? - 1 Naquele momento, os discípulos se aproximaram de Jesus e perguntaram: Quem é o maior no Reino do Céu? 2 Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles, 3 e disse: Eu lhes garanto: se vocês não se converterem, e não se tornarem como crianças, vocês nunca entrarão no Reino do Céu. 4 Quem se abaixa, e se torna como essa criança, esse é o maior no Reino do Céu. 5 E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe.
![]() |
Ilustração (Foto: Reprodução) |
ESTUDO DA PALAVRA:
Diante dessa passagem, Jesus faz algo maravilhoso para mostrar para os discípulos quem é maior no Reino do Céu. Após tal pergunta dos discípulos, Jesus vem e traz uma criança, a qual é simples e pura. As crianças são felizes, entusiasmadas e puras. É fundamental o papel dos pais cristãos colocarem seus filhos, desde de já, na catequese e sobretudo batizarem a criança. Visto que, se os pais negligenciarem seus filhos, consequentemente, eles cairão nas heresias do mundo. Por isto, é relevante ensinar, desde de pequeno, as crianças crescerem na fé com nosso Senhor Jesus Cristo e a Virgem Maria.
Com efeito, tudo que eu falei anteriormente é uma dica para quem tem filhos e querem que esses pequeninos sejam, de fato, felizes.
Precisamos nos converter irmãos. A conversão é contínua. Não basta pedir perdão para Deus uma única vez, sendo que pecamos todos os dias. São Tomás de Aquino dizia: "Quanto mais o homem se afasta de Deus, mas se aproxima do seu nada". Se deixarmos de pedir perdão, porque, usando uma expressão nordestina -"foi uma besteirinha de nada"- os pecados veniais, por conseguinte, se tornaram vícios e pode propor você a cometer pecados mortais.
"O pecado venial deliberado e não seguido de arrependimento nos dispõe, pouco a pouco, a cometer o pecado mortal" (CIC 1863)
"O balão para subir alto precisa descarregar pesos, assim como a alma, para se elevar ao céu, precisa tirar pequenos pesos, que são os pecados veniais" (Venerável Carlo Acutis)
Por isso, precisamos buscar a pureza, e evitar esses pequenos pesos, que podem se tornar vícios, a qual são os pecados veniais. Para termos uma perspectiva, não podemos entrar no céu com nenhum pecado, por mais que sejam pecados leves. Deus é Santo, Santo, Santo. Por isto, é relevante ressaltar que, se não buscarmos ser puro e santo aqui na terra, como resultado, passaremos pelo Purgatório, claro, aqueles que morrem na amizade com Deus, mas não estão plenamente purificados, passaram pelo Purgatório (CIC 1030), a qual é um estado em que a alma passará por uma purificação e o sofrimento é, sobretudo, a saudade de Deus. Vale a pena relembrar que, para as almas saírem do Purgatório, elas dependem de nossas oração destinadas a ela, visto que elas não tem mais méritos diante de Deus.
Portanto, irmãos e irmãs, busquemos a santidade com fidelidade a Deus, que nós possamos se tornar puros como as crianças "Eu lhes garanto: se não se converterem e não se tornarem como crianças, vocês nunca entraram no Reino do Céu" (v.3)
Imitem verdadeiramente a Deus, ao ponto que, os olhos de vocês sejam apenas de amor e misericórdia.
(Gabriel Nascimento)
Nenhum comentário:
Postar um comentário