Hoje, 2 de outubro, a Igreja celebra os Santos Anjos da Guarda. Esses seres espirituais foram enviado a serviço de Deus. É relevante ressaltar que, os anjos são criaturas espirituais e não corporais, mesmo sendo invisível, não podemos deixar de se relacionar com o nosso anjo da guarda.
![]() |
Anjo da Guarda (Foto: Reprodução) |
Segundo o Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 330, os anjos são servidores e mensageiros de Deus. Porque contemplam "sem cessar a face do meu Pai que está nos céus"(Mt 18,10)
Como criaturas puramente espirituais, são dotados de inteligência e de vontade: são criaturas pessoais e imortais. Superam em perfeição todas as criaturas visíveis. Disto dá testemunho o brilho de sua glória.
"Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei" (Êx 23, 20)
"O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem" (Sl 90)
Deus manifesta seu amor por nós de várias formas, Ele nos ama tanto que enviou, desde do nascimento, um anjo da guarda para cada de um nós. A fim de que, esses seres espirituais, nos conduza até céu.
Talvez você não sinta a presença do seu anjo da guarda, mas saiba, ele está sempre do seu lado lhe protegendo a serviço de Deus que te ama muito. Além disso, muitos santos exortam a nós se relacionar com o nosso Anjo da Guarda.
Por exemplo, São Padre Pio, em uma das suas célebres frases, ele exorta: "Invoque o seu Anjo da Guarda, pois ele te iluminará e te guiará no caminho de Deus. Deus o deu a você. Então o use."
Por toda a vida, Padre Pio teve visões de seu anjo da guarda e conversou com ele. Ele dizia que seu anjo da guarda o ajudava a amar e obedecer a Deus, e a todos incentivava para que desenvolvessem uma amizade com seus guardiões.
De fato, porque muitos santos viram seu anjo da guarda, sendo que eles são seres espirituais? A Igreja Católica ensina que os anjos da guarda não possuem um corpo ou qualquer tipo de forma física, pois são, por natureza, um espírito puro. Isso significa que eles são invisíveis aos nossos olhos. Todavia, eles podem assumir uma forma física para que possamos vê-los. Eles fazem isso por nós, e, quando não é mais necessário, retornam ao seu estado original de criaturas espirituais invisíveis. Mas, isso tudo ocorre se Deus consentir, é uma graça especial de Deus, por isso muitos santos viram seu anjo da guarda, não só santos, talvez muitas pessoas dispersas pelo mundo podem ter visão do seu anjo da guarda.
Por fim, invoquemos o nosso anjo da guarda, e lembre-se, se relacione sempre com ele.
Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a Piedade Divina. Sempre me rege, me guarde, me governe, me ilumine. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário