sábado, 5 de setembro de 2020

Lucas 5, 33-39

 Jesus provoca ruptura - 33 Eles disseram a Jesus: Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações, mas os teus discípulos comem e bebem. 34 Mas Jesus disse: Vocês acham que os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 35 Mas vão chegar dias em que o noivo será tirado do meio deles; nesses dias eles vão jejuar. 36 Jesus contou-lhes ainda uma parábola: Ninguém tira retalho de roupa nova para remendar roupa velha; senão, vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combina com a roupa velha. 37 Ninguém coloca vinho novo em barris velhos; porque, de fato, o vinho novo arrebenta os barris velhos, e se derrama, e os barris se perdem. 38 Vinho novo deve ser colocado em barris novos. 39 E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo, porque diz: o velho é melhor.

Jesus e os fariseus (Foto: Reprodução)

Chegará o dia que os discípulos irão jejuar. Por isso, Jesus disse "mas vão chegar dias em que o noivo será tirado do meio deles" (v.35)

Os fariseus sempre tentaram Jesus, com perguntas com a intenção de tentar Jesus, mas não funcionava, pois eles não sabiam que estava falando com Deus que se encarnou, com Aquele que nos deu inteligência, no entanto é mais Sábio que nós.

Aquele momento, é pra ser um momento feliz com Jesus e seus os discípulos. Por isso, os seguidores de Jesus só comiam e bebiam, era maravilhoso estar com Deus face a face, era momento para ser comemorado, festejado, alegre, mas não necessariamente precisaria jejuar.

Um dia será todos nós, quando estivermos de frente com Deus, é o momento para estar feliz, o primeiro encontro do filho ao Pai, visto que o Pai já nos conhece. Portanto, basicamente era por isso que os discípulos de Jesus não jejuava e nem rezava com frequência. Mas quando Jesus foi ao Pai, com efeito, eles fizeram jejum, orações mais frequente, pois o noivo não estava mais com eles. E, de fato, agora eles rezam e intercede por nós lá de cima. 

 Jesus está presente na Eucaristia com seu corpo e sangue, o Seu  Espírito Santo habita em nós.  Por isso, não devemos temer a nada, e não podemos pensar que Jesus estava presente só naquele tempo, Jesus está presente todos os dias.

"Eis que estou convosco todos os dias , até o fim do mundo." (Mt 28, 20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário