quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Lucas 11, 42-46

Naquele tempo, disse o Senhor: 42“Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo. 43Ai de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas. 44Ai de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais os homens andam sem saber”.

45Um mestre da Lei tomou a palavra e disse: “Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!” 46Jesus respondeu: “Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas, nem com um só dedo”.

Jesus desmascara os hipócritas (Foto: Reprodução)


ESTUDO DA PALAVRA: 

Irmãos, os fariseus negligenciam o mais importante: amor e justiça. Sem a prática genuína desses dois termos, de fato, seu coração nunca se tornará puro. O amor é fundamental, se você pratica o segundo mandamento autenticamente — Amarás o teu próximo como a ti mesmo — você não é insubmisso a nenhum outro mandamento. Irmãos, o centro de tudo é o amor. Quem é o amor? O amor é Deus, "porque Ele nos amou de tal maneira que deu seu Filho Unigênito" (Jo 3, 16).

Em certas ocasiões, temos as mesmas atitudes dos hipócritas. Exigência moral e religiosa: a justiça e o amor para com Deus. Os fariseus não praticavam esses dois requisitos, por isso, tinham um coração perverso, pois eram drásticos na observância interna da Lei.

Do que adianta ir a Missa, pagar o dízimo...Fazer tudo para chamar à atenção dos homens como faziam os fariseus nas sinagogas, querendo ser o "centro das atenções". Por isso, pergunto: do que adianta fazer tais coisas e esquecer do amor? Não dê esmola para ser elogiado pelos homens. Pelo contrário, quando você der esmola, que a sua esquerda não saiba o que a sua direita faz. (cf. Mt 6 ). Jesus não condena, mas quer que tal ato seja feito com compaixão e não com hipocrisia.

Do que adianta, irmão, o exterior mostrar uma falsa face "jubilosa", mas o interior releva o desdém? Assim são os fariseus: julgam, condenam, desprezam, excluí o amor e a justiça, e acham que vivem na "bondade", mas na verdade vivem em um aparato de falsa religiosidade. Em suma, faça TUDO com amor, senão se tornará mais um hipócrita.

Portanto, irmãos, sigamos o exemplo de Santa Teresinha do Menino Jesus e do São João Paulo II. O amor é tudo.

Compreendi que o amor englobava todas as vocações, que o amor era tudo. (Santa Teresinha)

O amor é, portanto, a fundamental e originária vocação do ser humano. (São João Paulo II)

Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor (1 João 4, 8)


Se temos o essencial: amor e justiça. Não precisamos de mais nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário