quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Precisamos ORAR...

A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO
“Estamos em oração quando o nosso coração se dirige a Deus. Quando uma pessoa ora, entra numa relação viva com Deus”. (Youcat-469)

(Foto: Reprodução)

A oração é está na presença de Deus. É através da oração que vencemos as tribulações. A oração é, simplesmente, está em comunhão com Deus. É neste momento, de oração, que suplicamos humildemente a misericórdia do Pai.

"A oração é a elevação da alma para Deus ou o pedido feito a Deus de bens convenientes" (CIC 2559)

É fundamental está em oração, mesmo Deus sabendo de todas as nossas necessidades, Ele quer ouvir dos nossos lábios. A oração é buscar a Deus. Quando nos colocamos em oração, é sinal que estamos buscando a Deus. É sinal que necessitamos de Deus. 

Já dizia Santa Teresinha do Menino Jesus: "A oração é a respiração da alma", isto é, sem a oração, o espírito é abatido. Orar significa buscar de Deus, a força para vencer os entraves. Sem a vida de oração, a nossa espiritualidade fica enferma e, consequentemente, cria-se uma "aridez espiritual."

"8 A vida de oração, consiste, portanto, em estar habitualmente na presença do Deus três vezes Santo e em comunhão com ele" (CIC 2565)

O maior exemplo, que necessitamos da oração, é o de Jesus no Horto das Oliveiras: "Indo um pouco adiante, Jesus prostrou-se com o rosto por terra e rezou: "Meu Pai, se é possível, que afaste de mim este cálice. No entanto, não seja como eu quero, e sim como tu queres" (Mt 26, 39). Jesus, Deus encarnado, rezou para vencer aquela tentação.

"Foi pela oração que Jesus venceu o tentador desde o princípio e no último combate de sua agonia." (CIC 2849)

Este é o maior exemplo de que necessitamos da oração. Ora, um soldado não vence a guerra sem arma. Analogicamente, um cristão não vence a batalha espiritual sem a oração. São Padre Pio já dizia: "Arme-se com a 'arma' da oração, e terá mais força no combate diário."


A ORAÇÃO ESTÁ SENDO ESQUECIDA...
Sem a oração, a tristeza nos vence.

(Foto: Reprodução)

É alarmante, pois vivemos em um mundo onde o foco principal está nas tecnologias. Neste mundo moderno, o avanço tecnológico contribuiu para a melhoria de muitas coisas. O problema não está na tecnologia em si, o fator está no uso excessivo. Lamentavelmente, as pessoas vivem nesse "cárcere virtual", simplesmente pelo uso desequilibrado. Por conseguinte, inúmeras famílias cristãs esquecem da oração e da sua relevância, sobretudo nestes dias hodiernos, onde está acontecendo tantas calamidades. Atualmente, as pessoas estão tão conectadas que passam horas em seus smartphones, muitas vezes, perdendo tempo com coisas fúteis...Consequentemente, não rezam, e assim, deixam ser dominadas pelas suas paixões. "Fuja das paixões da juventude" ( 2 Tm 2, 22)

Não é que não temos tempo para rezar, é que na verdade se ocupamos excessivamente com o materialismo, e esquecemos que temos uma vida espiritual, que precisa ser alimentada através, sobretudo, da oração. 

“Para mim, orar é estar ao longo de 24 horas unida à vontade de Jesus, viver para Ele, por Ele e com Ele”. (Santa Teresa de Calcutá)

"O Terço dura apenas 20 min. Quem não reza todos os dias, não pode dizer que é falta de tempo. Talvez seja falta de outra coisa..." ( Padre Gabriel Vila Verde). De fato,  As 24 horas do dia só passará rápido se perdermos tempo com coisas banais. A falta de fé e perseverança, com efeito, é "diagnosticada" entre muitos cristãos, simplesmente por diversas pessoas estarem conectadas exageradamente na internet.

"Vivemos a era do fazer. Temos a impressão de que, se não estivermos fazendo alguma coisa, estamos cometendo um delito. A sensação de culpa soa o alarme e lá vamos nós em busca de ocupar nosso tempo". É importante que tenhamos zelo com os bens que Deus nos concedeu, mas não podemos coloca-los tão acima, a ponto de esquecer de orar.

“Quem reza se salva. Quem não reza se condena”( Santo Afonso Maria de Ligório)

Hodiernamente, as pessoas, infelizmente, estão buscando o conforto através da internet, novelas, filmes, etc., onde muitas são alienadas. Geralmente, as novelas e os filmes alimentam as paixões mundanas, e a internet te torna escravo dela. 


"O melhor conforto é o que vem da oração" (São Padre Pio)

NÃO SINTO MAIS VONTADE DE REZAR
"Não abandonemos a oração, mesmo quando nos parece inútil rezar." (Papa Francisco)
(Foto: Reprodução)

Muitas vezes, as pessoas não sentem vontade de rezar pelo simples fato de estarem tão escravizadas no mundanismo, o qual impede nós de sermos santos. Por isso, que é fundamental orarmos constantemente, e sermos sóbrios em tudo. Com efeito, não tem como erradicar o mundo da nossa vida, pois vivemos dentro dele, mas através da oração, peçamos ao Pai prudência e discernimento, para não cair nas paixões mundanas. De fato, assim como a árvore precisa da raiz, o cristão precisa saber do Evangelho para discernir a vontade de Cristo, para assim, imitarmos Ele em tudo. 

As vezes, os cristãos se preocupam, até deixam de orar, pois não tem "palavras bonitas" para se comunicar com Deus através da oração. No entanto, Jesus vem nos falar, por intermédio do Evangelho de São Mateus, que não precisamos de palavras bonitas para falar com Deus.

“Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras, como fazem os pagãos que julgam que serão ouvidos à força de palavras. Não os imiteis, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes que vós lho peçais. Eis como deveis rezar: PAI NOSSO, que estais no céu, santificado seja o vosso nome…” (Mt 6, 7-9);

"Orai sem cessar" ( 1 Ts 5, 17)

Um comentário: